juventude em ação

Juventude: busca pela felicidade!

Todas as pessoas, sem exceção, buscam a felicidade. Qualquer coisa que você faça ou deixe de fazer é por acreditar que assim você vai ser feliz. Creio, contudo, que na juventude o anseio pela felicidade palpita mais forte no interior do coração humano.

 

A fase da juventude é a mais difícil na vida de uma pessoa - já dizia um bispo. Na idade infantil, não nos preocupamos com nada, tudo fazem e decidem por nós; na idade adulta, geralmente, já estamos instalados, com a vocação definida, com o caminho escolhido e a juventude, no entanto, é a fase das decisões a serem tomadas, das respostas cobradas, dos sonhos a serem abraçados e da busca pelo sentido da vida por excelência.

 

Muitos caminhos são apresentados ao jovem e faz-se necessário compreender uma regra básica: nem tudo é bom, mas tudo se apresenta com cara de bom. Pois, já que todos querem ser felizes, se algo se apresentasse como ruim, para proporcionar infelicidade, ninguém nem daria atenção. Portanto é preciso saber fazer bem as escolhas.

 

A escolha mais radical, a única que responde aos anseios do coração do homem, a única via para a felicidade é a santidade. E santidade é fazer a vontade de Deus, que é a melhor para cada um de nós. Buscar a santidade não é não namorar, não casar, não brincar, não se divertir, não praticar esporte, etc, mas sim fazer de modo correto todas estas coisas. É ser sal e luz no mundo como exortou João Paulo II na Jornada Mundial da Juventude no Canadá. É ser o rosto de Cristo no lugar onde convivemos no nosso dia-a-dia.

 

Em última análise, a busca pela felicidade é a busca por Deus (a felicidade plena).

 

Nesse sentido, João Paulo II já disse que "pecado é procurar a Deus onde Ele não se encontra". Ou seja, todas as vezes que um jovem procura as drogas, uma sexualidade desregrada, etc, ele está procurando a felicidade plena, na verdade, de maneira incorreta, está procurando a Deus, pois só Ele pode preencher o coração humano daquilo que ele necessita. No salmo 42 lemos: "Como a corça deseja as águas correntes, assim a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: quando hei de ver a face de Deus?"

                                                                                                         Já que descobrimos que a nossa fome e sede são de Deus e que n Ele somos plenamente felizes e realizados, paremos de buscá-lo onde Ele não se encontra e O busquemos n Ele mesmo, na Eucaristia, na Palavra de Deus, na Igreja, por meio da oração e da convivência sadia com os irmãos, sabendo também que Ele quer mais se revelar a nós do que nós a Ele.

 

 Jovens e jovens

A juventude, os jovens de modo geral, têm sido assunto constante nos noticiários atuais.
 
Fala-se das jovens adolescentes que engravidam prematuramente...
 
De jovens perdidos no lodaçal dos vícios...
 
De jovens que põem fogo em índios e mendigos...
 
De jovens tresloucados, que se arrebentam em acidentes violentos nas competições ilegais, chamadas "rachas."
 
Quando lemos ou ouvimos tais informações, ficamos chocados com tantos desatinos e logo imaginamos o que será do futuro da Terra, se a juventude está perdida.
 
Todavia, os olhos e ouvidos interessados podem ler ou ouvir vez que outra, uma tímida notícia de jovens que se dedicam com fervor ao bem geral.
 
São jovens cientistas premiados pelos esforços dedicados em busca de melhor qualidade de vida para enfermos anônimos...
 
Jovens que se entregam de corpo e alma às artes, exaltando o bem e o belo.
 
Com habilidade extraem sons melodiosos dos teclados...
 
Com graciosidade cantam, dançam, fazem acrobacias nas quadras esportivas...
 
Jovens saudáveis que dedicam o tempo a distrair e alegrar pessoas idosas e enfermas enclausuradas em velhanatos...
 
Adolescentes que se chocam com a miséria do próximo e envidam esforços para lhes minorar o sofrimento...
 
Tantos são os jovens que são arrimo da família. Que trabalham de sol a sol na lavoura, regando com o próprio suor a terra generosa de onde retiram o sustento...
 
Jovens médicos que, com mãos hábeis, fazem cirurgias extraindo tumores dos corpos, sem deixar vazio o coração dos pacientes desesperados.
 
Jovens que, apesar de conquistarem a fama, não se permitem a promiscuidade nem se prestam a promover produtos que incitam aos vícios ou aos desregramentos na área da sexualidade.
 
Jovens que falam do Cristo e buscam viver Seus ensinos..
 
Como podemos perceber, há jovens e jovens... 

 

 
Se o bem fosse mais divulgado, certamente seria imitado e adotado como postura por tantos jovens indecisos, inseguros, que acabam se decidindo pela maioria, ou pelo que pensam ser a maioria.
 
Assim, tenhamos a certeza de que a juventude não está perdida e que o futuro já está acontecendo hoje, com essa força juvenil saudável e entusiasta, capaz de derrubar as estruturas apodrecidas da sociedade em que vive e fortalecer os costumes sadios e promissores vigentes.
 
Pense nisso!
 
Ser jovem é não ter cumplicidade negativa com o passado. É não se deixar contaminar pelos hábitos viciados de outras gerações.
 
Ser jovem é viver com entusiasmo, semeando alegria com discernimento.
 
A juventude é a primavera da vida, e jovem sem entusiasmo é como uma flor sem perfume, que tende a ser derrubada pelos primeiros ventos do inverno.

OS JOVENS DE HOJE

 para olhar bem nos jovens de hoje?

Quando digo jovens, falo na faixa etária dos 12 aos 18, costuma dizer-se que os jovens de hoje são os homens de amanhã.
Então se assim for, o amanhã preocupa-me...

Pois bem, uma grande percentagem dos jovens masculinos tem tendências femininas, outra grande percentagem só está bem a fazer algo de errado, porque só é fixe quem faz "merda".
Uma pequena percentagem tem educação e comporta-se como jovem normal.

Quanto ao sexo feminino, ainda pior... a maioria está inquieta para provar o "fruto proibido" cada vez mais cedo, mas depois de provar um, acha que os outros são diferentes, então fazem "salada de frutas". Uma boa percentagem delas também prefere raparigas (isso até compreendo...).

Os jovens de hoje, vestem mal, muito mal mesmo. Tem maus hábitos alimentares, bebem cada vez mais álcool , consomem mais drogas, ouvem música que incentiva à violência, respeitam menos as pessoas, os idosos, as autoridades e até os próprios pais.

Os jovens de hoje tem o privilégio de ter quase tudo o que querem. Nunca precisaram de esperar pelo natal para ver se ganhavam aquela bola de futebol que há 2 anos tanto sonham ter. Hoje em dia com 5 anos já navegam na internet, aos 10 já fumam charros e aos 15 já só fazem o que querem e algumas já fizeram aborto.

Sou sincero, comparando os jovens do meu tempo com os de agora, fico preocupado com o futuro não só do pais, mas do mundo em geral. Preocupa-me também pelo facto de ser pai, de saber que tenho um papel de relevo para a educação dos meus filhos e sei também que uma parte da culpa dos jovens de hoje ser assim deve-se aos pais, ao dia-a-dia agitado que a maioria dos adultos tem hoje. Mas os pais tem de arranjar tempo para os filhos, tempo para lhes incutir os valores que são necessários para serem pessoas integras.

Mas resta-me ter esperança que nestes jovens de hoje, ainda seja possível fazer homens responsáveis para o amanhã. Até porque ainda existem jovens de futuro.